História, Móveis Cimo

17/11/2009

Móveis Cimo S.A

Criada pelos irmãos Zipperer, descendentes de imigrantes vindos da região da Boêmia, a indústria de Móveis Cimo S.A. representa um dos marcos mais significativos entre a herança artesanal e o início da produção seriada no Brasil.

A empresa tem início em 1912, na cidade de Rio Negrinho (SC) – hoje um dos maiores pólos moveleiros do país-, como serraria e fábrica de caixas. Em 1921 inicia a produção de cadeiras, cuja fábrica nasce do aproveitamento das aparas de imbuia, resíduo da fábrica de caixas, para serem comercializadas nos centros urbanos iniciando por São Paulo e Rio de Janeiro. Às duas premissas iniciais, o aproveitamento do material e a comercialização nos maiores centros urbanos do país, somam-se outras inerentes a um produto de qualidade destinado à produção em escala. É pioneira na introdução da tecnologia da laminação diferenciando-se de seus concorrentes.

Seu produto, durante anos, domina o mercado nacional de móveis para instalações comerciais e institucionais, com repercussão na América Latina. Foi a maior produtora de cadeira para cinemas do Brasil e pioneira na política de reflorestamento.

 

Só recentemente fui descobrir um pouco mais da história do mobliliário brasileiro quando fiz um curso com a Angélica Santi, autora de um trabalho muito interessante sobre a Cimo.

2 Responses to “História, Móveis Cimo”

  1. anarochavetz@hotmail.com Says:

    Isso não e bem verdade quem criou os moveis cimo foi Wileiy Jung.

  2. dfross Says:

    Qual sua fonte??


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: