Castelo St. Germain Gruyès, Suíça

03/03/2009

O Castelo de St. Germain, em Gruyères, na Suíça, é desde há dez anos o museu pessoal do excêntrico artista H. R. Giger. Se o seu nome não é familiar a alguns, bastará dizer que ele foi o responsável por uma das mais aterrorizantes figuras que o cinema já criou, apenas o Alien!!!. Foi, com efeito, com base nos seus desenhos de uma criatura denominada Necronom que Ridley Scott realizou em 1979 “Alien, o oitavo passageiro“. Mas o museu de Giger é muito mais. A loja e também residência do artista, a sua galeria pessoal e, entre outras coisas, um fantástico bar.

O bar ficou concluído em 2003, após quatro anos de complexas obras onde Giger se empenhou pessoalmente para que tudo tomasse o aspecto que idealizara ao mínimo detalhe. Este foi o terceiro espaço deste género que concebeu, o primeiro foi em Tóquio e o outro na sua cidade natal, Chur, na Suíça. Na onda que o caracteriza, o artista concebeu o bar como uma enorme caverna biomórfica e sinistra que evoca o interior de qualquer animal monstruoso, pré-histórico e fossilizado. Vértebras, ossos e outros elementos biológicos são reproduzidos no betão, no bronze ou no plástico de modo inquietantemente realista.

St. Germain Castle - Gruyères - SuíçaSt. Germain Castle - Gruyères - SuíçaSt. Germain Castle - Gruyères - SuíçaSt. Germain Castle - Gruyères - Suíça

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: