WATCHMEN – O Filme

17/02/2009

watchmen1

Watchmen é uma série de história em quadrinhos escrita por Alan Moore e ilustrada por Dave Gibbons, publicada originalmente em doze edições mensais pela editora estadunidense DC Comics entre 1986 e 1987. A série foi reimpressa mais tarde em brochura.

Watchmen é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA:  introduziu abordagens e linguagens antes ligadas apenas aos quadrinhos ditos alternativos, além de lidar com temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas naquele país. O sucesso crítico e de público que a série teve ajudou a popularizar o formato conhecido como graphic novel (ou “romance visual”), até então pouco explorado pelo mesmo mercado.

Diz-se que Watchmen foi no contexto dos quadrinhos da década de 1980 – juntamente com The Dark Knight Returns, de Frank Miller e Maus, de Art Spiegelman – um dos responsáveis por despertar o interesse do público adulto para um formato até então considerado infanto-juvenil.

A série foi galardeada com vários Prêmios Kirby e Eisner, além de uma honraria especial no tradicional Prémio Hugo, voltado à literatura: é até o momento a única graphic novel a conseguir tal feito. Watchmen também é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time desde 1923.

A trama de Watchmen é situada nos EUA de 1985, um país no qual aventureiros fantasiados seriam realidade. O país estaria vivendo um momento delicado no contexto da Guerra Fria e em vias de declarar uma guerra nuclear contra a União Soviética. A mesma trama envolve os episódios vividos por um grupo de super-heróis do passado e do presente e os eventos que circundam o misterioso assassinato de um deles. Watchmen retrata os super-heróis como indivíduos verossímeis, que enfrentam problemas éticos e psicológicos, lutando contra neuroses e defeitos, e procurando evitar os arquétipos e super-poderes tipicamente encontrados nas figuras tradicionais do gênero.

O filme:

Impressionado com o trabalho de Zack Snyder em 300, uma adaptação da graphic novel homônima de Frank Miller, a Warner Bros. o procurou para dirigir uma adaptação de Watchmen. Em 23 de junho de 2006, o estúdio anunciou que Snyder dirigiria o filme, com apoio de Alex Tse para desenvolver o roteiro. Para o novo enredo, Tse selecionou “os melhores elementos” dos dois roteiros anteriores escritos por David Hayter. O roteiro abandonou a atmosfera contemporânea adotada por Hayter, retornando ao ambiente de Guerra Fria da história original.A Warner não se opôs à decisão, e o diretor posteriormente incluiu uma sequência de abertura para apresentar os eventos da história alternativa dos EUA daquela época.

Assim como seu trabalho em 300, Snyder usou a graphic novel como storyboard, levando consigo uma cópia em suas viagens e fazendo nela suas anotações. De acordo com ele, sua versão do roteiro em 2007 gastaria 190 minutos de filme, e um orçamento de 2 milhões de dólares. A Warner exigiu que o orçamento permanecesse em 100 milhões, e a duração do filme em 145 minutos.

A produção então organizou-se em Vancouver, Canadá, usando um cenário externo da cidade de Nova York para as filmagens, que começaram em 17 de setembro de 2007. Sequências em apartamentos e escritórios foram filmadas dentro do estúdio, e as cenas em Marte e Antártida utilizando-se de chroma key. As filmagens terminaram em 19 de fevereiro de 2008.

A primeira versão editada por Snyder tinha três horas de duração, mas em dezembro foi confirmada que a duração total seria de 155 minutos, com a versão do diretor ficando em torno de 190 minutos, e uma versão estendida (incluindo a história de pirata Black Freighter) com duração de aproximadamente 220 minutos.

Elenco:

  • Patrick Wilson – Daniel Dreiberg / Nite Owl II
  • Billy Crudup – Dr. Jon Osterman / Doctor Manhattan
  • Jeffrey Dean Morgan – Edward Blake / The Comedian
  • Jackie Earle Haley – Walter Kovacs / Rorschach
  • Malin Åkerman – Laurie Juspeczyk / Silk Spectre II
  • Matthew Goode – Adrian Veidt / Ozymandias
  • Stephen McHattie – Hollis Mason / Nite Owl
  • Carla Gugino – Sally Jupiter / Silk Spectre
  • Matt Frewer – Edgar Jacobi / Moloch the Mystic
  • Niall Matter – Mothman
  • Dan Payne – Dollar Bill

2 Responses to “WATCHMEN – O Filme”

  1. rdr Says:

    eai cacaaaaa

    watchmen é FODAAAAAA !!


Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: