Il Mostro dos Mares

21/01/2009

Correm nos mares dos quatro cantos do mundo, de outubro de 2008 a junho de 2009, os barcos mais imponentes da vela mundial, os participantes da maior regata de volta ao mundo do planeta, a Volvo Ocean Race, que terá concluído ao fim das regatas 69 mil quilômetros ao redor do globo. Mas o mais imponente de todos carrega não só em seu design, mas em seu nome a força da categoria, o “Il Mostro”, da Puma Ocean Racing.

O barco foi construído pela padronização da prova, o “Volvo Open 70”, que nesta edição traz aperfeiçoamentos da regra anterior, a utilizada na edição de 2005/06 da prova, que é a mais rápida classe de monocascos, e que permite que os barcos sejam construídos de fibra de vidro, fibras de arame ou fibras de carbono. A Puma optou pela última para a construção do seu barco.

Mas o que chama mesmo a atenção é o design do barco, inspirado no tênis da marca modelo “Mostro”. A idéia era fazer um tênis 3D “voador” dos mares. Além disso, vale ressaltar o detalhe da vela mestra. Ela traz o famoso “bichinho” da marca e as cores, preta e vermelha, é que chamam bastante atenção, comparada às outras dos concorrentes, que seguem mais ou menos os mesmos padrões. A Puma entrou na regata para colocar o mais imponente barco na competição e conseguiu mais do que isso, já que está entre os primeiros colocados, sempre dando muito trabalho com seu monstrinho aquático.

A regata já teve três pernas (como são chamadas as etapas neste esporte). Os competidores, que nessa lista incluem-se 4 brasileiros, sendo eles Torben Grael, comandante do Ericsson 4, Joca Signorini e Horácio Carbelli, tripulantes do mesmo barco, e André Fonseca, o Bochecha, velejador olímpico que acaba de integrar a tripulação do Delta Lloyd, saíram de Alicante, na Espanha, e partiram rumo à Cidade do Cabo, na África do Sul. De lá, rumaram para Cochin, na Índia. A terceira etapa foi de lá para Cingapura, e quarta etapa acontece neste momento e acabará em Qingdao, na China. Os barcos virão da China para o Rio de Janeiro, em uma perna que deve durar cerca de 35 dias, e devem chegar no fim de março. Eles passarão ainda por Estados Unidos, Irlanda, Suécia e Rússia.

As medidas do “Il Mostro” são:

Peso: 14 toneladas

Largura: 5,5 metros

Comprimento: 21,3 metros

Velocidade máxima: 40 nós, ou 76 km/h


A padronização da Volvo Open 70 é:

Largura máxima: 21,5 metros

Altura do mastro: 31,5 metros acima da água

Peso: De 13,86 toneladas a 14 toneladas

Peso da quilha: De 6 a 7,4 toneladas

Tamanho máximo da vela principal: 175m²

VOR08dk CO2011

vor112391

puma-mostro1

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: